Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O Cajueiro


O maior cajueiro do mundo

O maior cajueiro do mundo está localizado na Praia de Pirangi do Norte, à 12 km ao sul da capital Natal. Um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Norte, o cajueiro de Pirangi equivale a aproximadamente 70 cajueiros de porte normal. Sua idade é estimada entre 100 e 110 anos.

Pesquisas mostram que a enorme árvore é fruto de uma aberração genética. Cercado, que o impede de continuar crescendo, produz de 70 a 80 mil cajus, o equivalente a 2,5 toneladas por safra e ao seu redor se encontram lojinhas de artesanato, lembranças e quiosques.

Considerado o maior cajueiro do mundo, inclusive registrado em 1994 no Guiness Book, o cajueiro de Pirangi foi plantado em 1888 por um pescador local, chamado Luiz Inácio de Oliveira. 
Reza a lenda que o responsável pela árvore de 8.400 m² faleceu aos 93 anos de idade, debaixo de sua sombra.

O espantoso crescimento do cajueiro é atribuído a uma anomalia que faz com que os galhos cresçam para baixo, ao invés de seguir a direção contrária, crescendo para cima e para os lados. Quando eles chegam ao chão, começam a criar novas raízes o que faz com que a árvore aumente. 
Para adentrar ao parque, cobra-se uma entrada de R$ 2,00, que são utilizados para investimentos na infra-estrutura do local. Dentro do parque, há um mirante com aproximadamente 6 metros de altura, de onde se tem uma vista da copa da árvore e das praias das redondezas. 
Sem poda, o maior cajueiro do mundo invade a rodovia. Sua poda está suspensa desde o ano 2000 por orientação de especialistas, para que ele não morra. 
Veículos que passam pela RN-063 arrancam galhos e folhas da árvore que é maior do que um campo de futebol. O cajueiro cresce cerca de três metros por ano.

Praia de Pirangi do Norte
Praia de Pirangi na verdade se divide em duas praias, Pirangi do Norte e Pirangi do Sul, ambas separadas pelo Rio Pirangi. A "do norte" está localizada no município de Parnamirim, e a "do sul" no município de Nísia Floresta
Pirangi do Norte é uma das mais procuradas no verão, em sua maioria pela grande massa de adolescentes e jovens que ali passam o chamado veraneio. É a que tem mais infra-estrutura em relação a Pirangi do Sul e é a mais badalada já que nela se encontram bares e a casa de shows mais famosa no estado, o Vila Folia e o Circo da Folia onde grandes bandas de axéforró e rock se apresentam. É nesta praia que se localiza o maior cajueiro do mundo, por isso, recebe uma grande quantidade de turistas.

Com uma espaçosa faixa de areia, possui mar calmo, de águas transparentes, muito propício para o banho. A prática de esportes também é favorecida, principalmente para os adeptos de windsurf. 

Windsurf 

Praia de Pirangi do Sul
Pirangi do Sul também é conhecida como Pirambúzios (por ser vizinha a Praia de Búzios) e é o oposto de Pirangi do Norte, sendo uma praia calma, com ondas fracas, cercada por recifes e menos urbanizada. Na maré baixa, os bancos de corais formam ilhas e piscinas naturais a um quilômetro mar a dentro (os Parrachos de Pirangi), proporcionando um espetáculo maravilhoso da natureza, que é visitado por lanchas particulares e barcos da empresa Marina Badauê, que organiza passeios diários com os turistas. A praia é muito procurada para a prática de esportes náuticos e pesca.
As piscinas naturais de Pirangi do Sul são uma atração a parte na maré baixa! É só ter o cuidado de não machucar os corais que ficam à flor d'água e são sensíveis ao toque.

Um comentário:

  1. Eu visitei em 2014 com minha familia o maior cajueiro do mundo e tive o previlegio de conhecer essa maravilha de cajueiro. Meu nome Valdecy da Fonseca sou carioca e é a primeira que venho a Natal essa cidade linda.

    ResponderExcluir